Thomas Mantell

Thomas Francis Mantell – Completely Kentucky Wiki/Reprodução)

O capitão Thomas Francis Mantell (30 de junho de 1922 – 7 de janeiro de 1948) foi um militar da Força Aérea dos Estados Unidos e um veterano da Segunda Guerra Mundial . Mantell foi premiado com a Distinguished Flying Cross por ação corajosa durante os pousos na Normandia , e uma Medalha Aérea com três cachos de folhas de carvalho por heroísmo.

Em 1948, Mantell se envolveu em um incidente de OVNI e morreu no mesmo dia, quando sua aeronave caiu perto de Franklin, Kentucky. O incidente foi o assunto das manchetes em todo o país  e foi nomeado em homenagem a Mantell.

O incidente

A aeronave após o acidente / Crédito: Wikimedia Commons

O incidente com OVNIs de Mantell estava entre os primeiros relatórios de OVNIs mais divulgados . O incidente resultou na queda e morte do piloto da Guarda Aérea Nacional do Kentucky , Capitão Thomas F. Mantell, em 7 de janeiro de 1948, enquanto perseguia um OVNI.

O historiador David Michael Jacobs argumenta que o caso Mantell marcou uma grande mudança na percepção pública e governamental dos OVNIs. Anteriormente, a mídia de massa frequentemente tratava os relatos de OVNIs com uma atitude caprichosa ou superficial, reservada para notícias de temporadas bobas. Após a morte de Mantell, no entanto, Jacobs observa “o fato de uma pessoa ter morrido em um encontro com um suposto disco voador aumentou dramaticamente a preocupação pública sobre o fenômeno. Agora, uma nova perspectiva dramática entrou no pensamento sobre os OVNIs: eles podem ser não apenas extraterrestres, mas potencialmente hostil também. ” 

Mantell era um piloto experiente; sua história de vôo consistia em 2.167 horas no ar e ele havia sido homenageado por sua participação na Batalha da Normandia durante a Segunda Guerra Mundial. Em 7 de janeiro de 1948, Godman Field em Fort Knox , Kentucky, recebeu um relatório da Patrulha Rodoviária de Kentucky sobre um objeto aéreo incomum perto de Maysville, Kentucky. Relatórios de um objeto circular na direção oeste, de 250 pés (76 m) a 300 pés (91 m) de diâmetro, foram recebidos de Owensboro, Kentucky, e Irvington, Kentucky .

Por volta das 13h45, o Sgt Quinton Blackwell viu um objeto de sua posição na torre de controle em Fort Knox. Duas outras testemunhas na torre também relataram um objeto branco à distância. O comandante da base, coronel Guy Hix, relatou um objeto que descreveu como “muito branco” e “cerca de um quarto do tamanho da lua cheia … Através de binóculos, parecia ter uma borda vermelha na parte inferior … Permaneceu parado, aparentemente , por uma hora e meia. ” Observadores no Campo Aéreo do Exército do Condado de Clinton em Ohio descreveram o objeto “como tendo a aparência de um cone vermelho flamejante arrastando uma névoa verde gasosa” e observaram o objeto por cerca de 35 minutos. Outro observador no Lockbourne Army Air Fieldem Ohio observou: “Pouco antes de sair, ele chegou muito perto do solo, permanecendo abaixado por cerca de dez segundos, então subiu em uma taxa muito rápida de volta à altitude original, 10.000 pés, nivelando e desaparecendo na direção nublada de 120 graus. Sua velocidade era superior a 500 mph em vôo nivelado. ” 

Quatro Mustangs P-51 do vôo C, 165º Esquadrão de Caças da Guarda Aérea do Kentucky já no ar – um pilotado por Mantell – foram instruídos a se aproximar do objeto. Blackwell esteve em comunicação por rádio com os pilotos durante todo o evento.

O Mustang de um piloto estava com pouco combustível e ele rapidamente abandonou seus esforços. O Capitão da Força Aérea Edward J. Ruppelt (o primeiro chefe do Projeto Livro Azul ) observa que houve alguma discordância entre os controladores de tráfego aéreo quanto às palavras de Mantell enquanto ele se comunicava com a torre: algumas fontes relataram que Mantell havia descrito um objeto “[que] parece metálico e de tamanho tremendo”, mas, de acordo com Ruppelt em The Report on Unidentified Flying Objects, outros contestaram se Mantell realmente disse isso ou não.

Os outros dois pilotos acompanharam Mantell em uma perseguição íngreme do objeto. Posteriormente, eles relataram que viram um objeto, mas o descreveram como tão pequeno e indistinto que não puderam identificá-lo. Mantell ignorou as sugestões de que os pilotos deveriam nivelar sua altitude e tentar ver o objeto com mais clareza.

Apenas um dos companheiros de Mantell, o tenente Albert Clemmons, tinha uma máscara de oxigênio, e seu oxigênio estava baixo. Clemmons e um tenente Hammond cancelaram sua perseguição a 22.500 pés (6.900 m). Mantell continuou a subir, no entanto. De acordo com a Força Aérea, assim que Mantell passou 25.000 pés (7.600 m), ele supostamente desmaiou de falta de oxigênio (hipóxia), e seu avião começou a espiralar de volta ao solo. Uma testemunha relatou mais tarde o Mustang de Mantell em uma descida circular. Seu avião caiu em uma fazenda ao sul de Franklin, Kentucky, na divisa do estado de Tennessee-Kentucky.

Mais tarde, os bombeiros retiraram o corpo de Mantell dos destroços do Mustang. Seu relógio de pulso parou às 15h18, hora da queda. Enquanto isso, por volta das 3:50 da tarde, o OVNI não estava mais visível para os observadores no Godman Field. O Incidente de Mantell foi relatado por jornais de todo o país e recebeu atenção significativa da mídia. Uma série de rumores sensacionais também circularam sobre a queda de Mantell. Entre os rumores estavam as alegações de que o lutador de Mantell havia sido abatido pelo OVNI que ele perseguia, e que a Força Aérea encobriu evidências que provam isso. Outro boato afirmava que o corpo de Mantell foi encontrado crivado de buracos estranhos. No entanto, nenhuma evidência jamais apareceu para substanciar qualquer uma dessas alegações. Em 1956, Ruppelt escreveu que o Mantell Crash foi um dos três “clássicos” Casos de OVNIs em 1948 que ajudariam a definir o fenômeno OVNI na mente do público, e ajudariam a convencer os especialistas da inteligência da Força Aérea de que os OVNIs eram um fenômeno físico “real” (Ruppelt 30). Os outros dois avistamentos foram Gorman Dogfight e o encontro de OVNIs de Chiles-Whitted .

Teoria de Vênus

O acidente de Mantell foi rapidamente investigado pelo Projeto Sign , o novo grupo de pesquisa da Força Aérea que foi criado para estudar incidentes de OVNIs. Embora a equipe do Projeto Sign nunca tenha chegado a uma conclusão, outros investigadores da Força Aérea determinaram que Mantell havia identificado erroneamente o planeta Vênus e, erroneamente acreditando que poderia se aproximar para ver melhor, desmaiou por falta de oxigênio em grandes altitudes.

No entanto, esta conclusão foi mudada mais tarde, porque embora Vênus estivesse aproximadamente na mesma posição que o OVNI, os astrônomos que trabalhavam para o Projeto Sign determinaram que Vênus seria quase invisível para os observadores naquela hora do dia. A causa do acidente de Mantell permanece oficialmente listada como indeterminada pela Força Aérea.